Recolha de óleos alimentares

Sabia que ao deitar 1 litro dos seus Óleos Alimentares Usados (OAU), pelo ralo do lava-loiça ou através da sanita pode poluir o meio ambiente ao contaminar 1 milhão de litros de água?

O óleo de cozinha é constituído por uma mistura de ácidos gordos insaturados que não apresentam solubilidade em água devido à diferença de densidades. Assim, os óleos que são lançados no esgoto vão provocar poluição na água, no solo, danos na rede de saneamento e ETAR (Estação de Tratamento de Águas Resíduais), e até ter repercussões no clima.

 

Quais os óleos que pode colocar no Oleão?

Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.

 

O que não pode colocar no Oleão:

Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);
Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo).

Onde colocar os seus OAU?

Após a sua utilização, deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia, poderá colocá-la num oleão, equipamento de cor azul, devidamente identificado que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, disponibilizou pela nossa Freguesia, ou, em alternativa, poderá entrega-lo pessoalmente, nos dias uteis, entre as 9h00 e às 17h00, na Rua Professor Egas Moniz junto ao n.º 63.