Heráldica

Ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da Freguesia de Vialonga, Município de Vila Franca de Xira

Brasão: escudo de prata, árvore de verde, troncada e arrancada de negro; em chefe, à dextra uma espiga de milho, de vermelho, desfolhada de verde e, à sinistra, uma roda dentada de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “VIALONGA”.
Bandeira: esquartelada de azul e branco. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Vialonga – Vila Franca de Xira”.

O brasão tem o seguinte simbolismo:
Árvore de verde, troncada e arrancada de negro, que significa vegetação e pelas muitas e frondosas árvores.
Roda dentada de azul, que simboliza as indústrias.
Espiga de milho de vermelho, desfolhada de verde, que simboliza uma das produções agrícolas. Escudo de prata.

Em 13 de Dezembro de 1995 a Junta de Freguesia envia o projecto de símbolos heráldicos para a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que emite o seu Parecer sobre estes em 15 de Março de 1996, nos termos da Lei n.º 53/91 de 7 de Agosto.

Os presentes símbolos foram publicados em Diário da Republica – III Série, n.º 121 de 24 de Março de 1996, tendo sido estabelecidos sob proposta da Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 30 de Abril de 1996, encontrando-se registados na Direcção-Geral da Administração Autárquica com o n.º 66 de 7 de Abril de 1997.
Segundo a legislação em vigor (Lei n.º 53/91 de 7 de Agosto de 1991) têm direito ao uso de símbolos heráldicos a Freguesia e a Vila, neste momento unicamente a Freguesia tem os seus símbolos aprovados.

Brasão da Junta de Freguesia de Vialonga