Gatos de Rua

O programa “Captura, Esterilização e Devolução” (CED), dirigido a gatos de rua, continua a desenvolver-se no Concelho de Vila Franca de Xira através do Centro de Recolha Oficial (CRO) Municipal, sendo que a aplicação deste programa é o único método de controlo considerado seguro e eficaz para travar o crescimento desta população.

No âmbito do programa CED é efetuado o registo das colónias existentes no concelho. Os gatos serão depois recolhidos e transportados para o CRO para serem esterilizados, desparasitados, registados e identificados eletronicamente, efetuando-se um pequeno corte reto da ponta da orelha esquerda para permitir o reconhecimento dos  gatos já intervencionados que são depois devolvidos ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

O papel do cuidador é de grande importância para o sucesso do programa CED, pois é o cuidador que sinaliza a(s) colónia(s) e que dedica uma parte significativa do seu tempo livre em prol do bem-estar dos animais e da comunidade em geral.

Vantagens do Programa CED

– Permite um controlo e monitorização da população de gatos errantes do concelho;

– Reduz o ruído resultante das competições entre gatos e cheiros proveniente da urina;

– Controlo natural e eficaz da população de roedores (ratos, ratazanas, etc.);

– Melhora a saúde e bem-estar dos animais;

– Reduz os riscos para a saúde pública;

– Atenua os impactes negativos na comunidade;

– Torna os animais mais calmos e menos dados a lutas territoriais ou de índole sexual.